Bexiga Hiperativa (BH)

Bexiga hiperativa (BH) é uma condição comum que afeta milhões de indivíduos. Trinta por cento dos homens e 40 por cento de todas as mulheres nos Estados Unidos vivem com sintomas de BH.

O QUE É BEXIGA HIPERATIVA E QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA BH?

Bexiga hiperativa não é uma doença. É o nome dado a um grupo de sintomas urinários.

O principal sintoma da BH é a urgência miccional (vontade súbita de urinar). Esse sintoma pode ou não estar associado à perda de urina (incontinência). Outros sintomas freqüentes são aumento da freqüência urinária e nictúria (acordar muitas vezes à noite para urinar).

O QUE CAUSA A BH E QUE ESTÁ EM RISCO?

Causas: A bexiga e os rins fazem parte das do trato urinário (os órgãos do nosso corpo que produzem, armazenam e eliminam a urina). Você tem dois rins, que produzem a urina. Em seguida, a urina é armazenada na bexiga.
Quando não está cheia de urina, a musculatura da bexiga encontra-se relaxada. Quando a bexiga se enche de urina, sinais nervosos são enviados ao cérebro emitindo essa sensação. Em seguida, ocorre contração dos músculos da bexiga, eliminando a urina através da uretra , o tubo que transporta a urina do seu corpo. A uretra tem músculos denominados esfíncteres, que ajudam a mante-la fechada, evitando a perda de urina.
A BH pode ocorrer quando a bexiga envia estímulos nervosos ao cérebro sinalizando que ela está cheia mesmo quando ela ainda está vazia. Ela também pode acontecer quando os músculos da bexiga estão muito ativos, ou seja, quando eles contraem antes da bexiga estar cheia, o que pode levar a uma necessidade de urinar súbita e intensa, o que se denomina “urgência”.

Risco: À medida que envelhece, o risco de sintomas BH aumenta. Tanto homens como mulheres estão em risco de BH. Mulheres que passaram pela menopausa e homens que tiveram problemas de próstata parecem estar em maior risco para a BH. Além disso, pessoas com doenças neurológicas como acidente vascular cerebral e esclerose múltipla têm um risco elevado de BH. Comer uma dieta rica em cafeína, álcool e alimentos muito condimentados pode aumentar os sintomas da BH de algumas pessoas.

COMO É DIAGNOSTICADO BH?

Para diagnosticar BH, seu médico vai primeiro reunir dados sobre seus problemas de saúde passados e atuais, seus sintomas, quais os medicamentos que você toma, e quanto líquido você bebe durante o dia .
O seu médico pode também irá realizar exame físico e exames complementares (urina, sangue e de imagem).

QUE TRATAMENTOS ESTÃO DISPONÍVEIS PARA BH?

Terapia comportamental: mudanças de estilo de vida conhecidas como ” técnicas comportamentais “, são muitas vezes os primeiros tratamentos usados ​​para tratar BH. Isso inclui mudanças na dieta (reduzir ingesta de cafeína, álcool e alimentos condimentados).
Medicamentos: Existem vários medicamentos disponíveis para relaxar a musculatura da bexiga, melhorando os sintomas de BH (Anti-colinérgicos).

Neuromodulação: Tratamento em geral usado quando ocorre falha na terapia comportamental e medicamentosa.

Aplicação de toxina botulínica na bexiga: Mais conhecida como Botox ®, pode ajudar os pacientes que não respondem a outros tratamentos.

Fonte: http://www.urologyhealth.org/urology/index.cfm?article=112

Próximo
Cálculos Urinários
Menu