Cistoscopia

A cistoscopia é um exame que serve para auxiliar o médico no diagnóstico das doenças da bexiga, incluindo tumores, infecções/inflamações, cálculos e na investigação de sangramento na urina e dor pélvica crônica.

Este procedimento também pode ser definido por uretrocistoscopia quando se visualiza no mesmo procedimento a uretra e a bexiga do paciente, incluindo ainda, no sexo masculino, a identificação de partes da próstata que possam crescer para o interior da bexiga (Hiperplasia da próstata).
Na maioria dos casos a cistoscopia é realizada com o objetivo de investigação de determinados sinais e sintomas, podendo também ser feita para fins terapêuticos (de tratamento) como fragmentar cálculos, retirar cateter, distender a bexiga, injetar toxina botulinica ou mesmo para avaliar e/ou tratar patologia do trato urinário alto (ureter e rim).

A preparação para o exame é relativamente simples e pode ser feita com anestesia local, sendo mais incômodo no sexo masculino pela uretra ser maior nesses pacientes.
Durante o exame o médico observa as imagens, distinguindo entre aquilo que é normal e patológico (apresenta doença). A interpretação e o resultado da cistoscopia deverá ser correlacionado com a história clínica do doente e com os demais exames realizados.

Anterior
Biópsia de Prostáta
Menu