Nefrolitotomia Percutãnea

Cuidados Pré-Operatórios
– Jejum de 8 horas
– Levar todos os exames realizados e a guia de liberação cirúrgica.

Cuidados Pós-Operatórios
– A internação geralmente se estende por dois a três dias.
– Em geral, você sairá do centro cirúrgico com 3 formas de drenagem da urina:1) sonda vesical de demora, 2) nefrostomia, 3) cateter duplo J.
– A sonda da bexiga é retirada precocemente e pode haver algum grau de sensação de queimação na uretra durante as micções.
– A sonda de nefrostomia geralmente é retirada nos primeiros dias de pós-operatório; com muita frequência há drenagem de urina pela incisão lombar, que pode durar de alguns minutos até alguns dias. Drenagens prolongadas devem ser avaliadas pela possibilidade de obstrução do canal do ureter
– A ocorrência de dor na região lombar ao redor da sonda de nefrostomia é muito comum, porém, é bem tratada e controlada com analgésicos usuais.
– A presença de sangue na urina no período pós-operatório é rotineira e não deve trazer preocupação, desde que não muito intensa, com coágulos que podem provocar anemia mais grave.
– Já em casa, é importante fazer repouso, ingerir líquidos e seguir a prescrição médica que consiste de analgésicos e possivelmente antibióticos.
– A cicatriz deve ser lavada diariamente nos primeiros dias e coberta com curativo simples, pequeno, enquanto houver qualquer secreção; geralmente após dois dias, o corte já estará seco e não há necessidade de curativos adicionais.
– Se for utilizada drenagem interna com cateter duplo J é muito importante que você agende com seu médico a retirada, realizada por novo procedimento endoscópico chamado cistoscopia, realizado sem necessidade de internação hospitalar.
– Se houver sangramento na urina em maior quantidade, principalmente com a presença de coágulos; vermelhidão, inchaço, dor exagerada ou saída persistente de líquidos pela cicatriz; febre; urina turva, com forte odor entre em contato com o medico.

Anterior
Ureterolitotripsia Endoscópica
Próximo
Nefrectologia
Menu