Ureterolitotripsia Endoscópica

Cuidados Pré-Operatórios
– Jejum de 8 horas
– Levar todos os exames realizados e a guia de liberação cirúrgica.

Cuidados Pós-Operatórios
– Ao final da cirurgia, se houver muita reação inflamatória na região onde se encontrava o cálculo ou risco de infecção pode ser necessário a colocação de um cateter chamado duplo J (fino tubo maleável, posicionado dentro do ureter com uma extremidade dentro do rim e outra na bexiga). A função deste cateter é impedir que haja obstrução do ureter no período pós-operatório. Pode também ser colocada na bexiga, para drenagem de urina nas primeiras horas após o procedimento.
– A sonda será retirada no 1 dia pós-operatório.
– Você possivelmente receberá alta nas próximas 24h após o procedimento.
– Procure ingerir bastante líquido
– Procure fazer repouso
– Siga a prescrição médica, que geralmente contém analgésicos e, possivelmente, antibióticos.
– Pela passagem de equipamentos e sondas, pode ocorrer ardência e desconforto para urinar, principalmente nos primeiros dias. A urina pode ficar mais avermelhada pela presença de sangue. Não se assuste, pois isto é comum e deve melhorar espontaneamente.
– Pode também ocorrer dor na região lombar nas primeiras 24- 72h devido à passagem dos instrumentos ou presença do cateter duplo J. Procure não fazer força para urinar, isto pode provocar dor na região lombar. Pacientes mantidos com o cateter duplo J frequentemente se queixam mais, têm maior desconforto para urinar e aumento da frequência das micções. O cateter duplo J é geralmente retirado após algumas semanas em um procedimento mais simples chamado cistoscopia.
– Agende sua consulta de retorno pós-operatório.
– Entre em contato imediato com seu médico nas seguintes situações: febre no pós-operatório, dor forte que não melhora com analgésicos prescritos, incapacidade de urinar, piora do sangramento com presença de coágulos.

Anterior
Litotripsia Extracorpórea
Próximo
Nefrolitotomia Percutãnea
Menu