Sangue na urina (Hematúria)

A presença de sangue na urina normalmente é fator de grande estresse aos pacientes. Existem muitas razões pelas quais uma pessoa pode ter sangue em sua urina. Esta condição, conhecida como hematúria, pode ou não ser indicação de um problema grave.

O QUE É HEMATÚRIA?

Hematúria é definida como a presença de células vermelhas do sangue na urina. Ela pode ser caracterizada tanto como macroscópica (visível a olho nu) como microscópica (visíveis apenas ao microscópio). Hematúria microscópica é um achado incidental, muitas vezes descoberto em exames de urina, como parte de uma avaliação médica de rotina, enquanto hematúria macroscópica é notada pelo próprio paciente, motivando a procura do médico.

A hematúria pode se originar de qualquer local do trato urinário, incluindo os rins, ureteres, bexiga, próstata e uretra. Estima-se que ocorra em 2,5 a 21% da população. Em muitos pacientes nenhuma causa específica é encontrada; no entanto, essa condição pode ser um sinal de infecção, cálculo urinário ou câncer do trato urinário. Fatores de risco para doença subjacentes significativas são: tabagismo, radiação, o uso excessivo de alguns medicamentos e exposição a certos produtos químicos.

QUAIS SÃO AS CAUSAS MAIS COMUNS DE HEMATÚRIA?

– Câncer de bexiga
– Câncer de rim
– Câncer de Próstata
– Câncer ureteral
– Câncer Uretral
– Litíase urinária
– Infecção do Trato Urinário
– Hipertrofia prostática benigna (aumento da próstata)
– Prostatite (infecção da próstata)
– Hematúria associada ao exercício Físico

COMO É HEMATÚRIA DIAGNOSTICADA?

Hematúria macroscópica em geral leva os pacientes a procurarem imediatamente o médico, no entanto a microscópica é de diagnóstico mais difícil, sendo necessário exames complementares de urina (EAS) para sua detecção.

COMO É A INVESTIGAÇÃO DA HEMATÚRIA?

Qualquer paciente com hematúria deve ter uma avaliação mais aprofundada do trato urinário. O primeiro passo é uma história cuidadosa e exame físico. A análise laboratorial da urina é o passo seguinte, visando confirmar o diagnóstico e definir sua causa. Deve-se realizar também exames laboratoriais de sangue (Hemograma completo, eletrólitos e dosagem de Uréia e Creatinina) e de imagem, através de Ultra-sonografia, Tomografia Computadorizada, Ressonância Nuclear Magnética e Cistoscopia (visualização direta da uretra e bexiga), em casos selecionados.

O QUE ACONTECE SE NENHUMA ANORMALIDADE É ENCONTRADA?

Em cerca de 8 a 10% dos casos, nenhuma causa para a hematúria é encontrada. Nesses casos, alguma forma de acompanhamento é recomendado, através de exames de urina e imagem.

COMO A HEMATÚRIA SERÁ TRATADA?

O tratamento será voltado para a causa da Hematúria.

Anterior
Hematospermia
Próximo
Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)
Menu